





Retomada presencial tem impacto no setor de mobilidade e bares no 3º trimestre de 2024

Acesse o estudo completo
A Elo, uma das maiores empresas de tecnologias de pagamentos do Brasil, apresenta a nova análise de gastos de cartões de crédito dos brasileiros através de mais uma edição do relatório Hábitos de Consumo de 2024, focado no 3º trimestre deste ano. A retomada nos setores de mobilidade, bares e restaurantes foram os destaques na prioridade dos brasileiros.
Os gastos com apps, serviços de transporte e outras categorias que compreendem o leque de “mobilidade” subiram 21% no Brasil na comparação com o mesmo período de 2023. Na mesma direção, os gastos com bares e restaurantes cresceram 17%.
Quando separado por modo transação – transações presentes ou digitais – os brasileiros efetuaram 43% a mais de transações presenciais (modalidade que em regra, cresce menos que o digital) no setor de mobilidade. Esse crescimento em transações presenciais foi aproximadamente 4x maior que o digital, que teve alta de 11%.
O setor de bares e restaurantes teve comportamento semelhante, no presencial os portadores gastaram 23% a mais em valor transacionado, já para o digital, houve um a queda de 18%.
“A transição para o semestre atual foi marcada por mudanças significativas no mercado de trabalho. Algumas dessas mudanças, como o aumento na quantidade de dias presenciais ou os planos de retomada ao escritório trouxeram transformações nos setores de mobilidade e de bares e restaurantes. O crescimento em gastos presenciais demonstra a recuperação de segmentos como estacionamentos, pedágios e da alimentação fora de casa. Esta última, também muito fomentada por tendências de busca por experiências gastronômicas”, afirma Mirian Priosti, diretora de Análise de Dados e Plataformas da Elo e responsável pelo Elo Performance e Insight, a consultoria de Data Analytics da companhia.