seta para a esquerda
Voltar
Institucional
02.10.2024
image
ícone twitter
ícone linkedin
ícone whatsapp
ícone email
ícone copiar

Brasileiros de alta renda preferem crédito à vista e aumentam gastos em veterinária, estética e mais

Crédito à vista representa 86% das transações no período, mostra o relatório de Hábitos de Consumo da Elo Performance & insight

ícone download
Acesse o estudo completo

A Elo, uma das maiores empresas de tecnologias do Brasil, apresenta os resultados da Consultoria Elo Performance & Insight para o segundo trimestre de 2024. O destaque vai para opção de pagamento por cartão de crédito à vista, entre o público de alta renda, que representou 86% das transações, superando com folgas o crédito parcelado.

No detalhe das preferências de consumo, o report da Elo observa que o público de alta renda aumentou os gastos com Veterinária e pet shops, estética e cabeleireiros, higiene pessoal e comésticos, livraria, papelaria e afins e serviços e apps de transporte, entre outros.

A natureza destes gastos – fortemente associada às experiências em que o cliente está no local da compra – coloca a categoria de gastos presenciais à frente das compras digitais. Vale observar que, apesar de o presencial ainda representar 73% das transações no público de alta renda, transações no digital crescem mais rapidamente a +12% na comparação com o segundo trimestre de 2023 (vs +5% no presencial).

Considerando o valor total gasto no crédito (aqui a contagem é completa: incluindo à vista, o parcelado, e as divisões de presencial e o digital), o público de alta renda gastou 9% a mais de seu orçamento na comparação com o segundo trimestre do ano passado.

“É interessante notar que o aumento nas transações à vista entre o público de maior renda está alinhado com um mercado de trabalho mais dinâmico e com a elevação da confiança do consumidor. Além disso, o crescimento contínuo de pagamentos em meios digitais demonstra uma crescente preferência pelo ambiente de compras online, sem abandonar a experiência presencial em categorias essenciais.”, afirma Mirian Priosti, Diretora de BA, CRM e Consultoria P&I.

Confira no relatório completo de Hábitos de Consumo as demais categorias de consumo e recortes da economia entre alta e baixa renda, meios digitais e compras em ambiente presencial.

A base de dados da Elo é uma das maiores do Brasil no setor de pagamentos: são mais de 42 milhões de cartões ativos, que geram a possibilidade de análise em mais de 4,8 bilhões de transações – em média – por ano.


Sobre a Elo

Abrirseta para baixo

Informações da Elo para a imprensa

Weldher Rodrigues

ícone celular
(11) 94149-1497

Krishma Carreira

ícone celular
(11) 99467-8080

Assuntos relacionados

image
Institucional
13.12.2024

Elo vence o Prêmio Reclame Aqui de 2024 na categoria cartões de crédito

Leia mais
ícone download
image
Institucional
28.11.2024

Retomada presencial tem impacto no setor de mobilidade e bares no 3º trimestre de 2024

Leia mais
ícone download
image
Institucional
23.10.2024

Seu estabelecimento está preparado para as mudanças no vale-refeição e vale-alimentação?

Leia mais
ícone download