Gastos com serviços digitais crescem 192% no Brasil, nos últimos quatro anos
Acesse o estudo completo
A Elo, uma das maiores empresas de tecnologias do Brasil, apresenta novos resultados da Consultoria Elo Performance & Insight. Pelo Relatório de Hábitos de Consumo, pagamentos por meios digitais registraram um aumento de +16% no 1º trimestre de 2024, contrastando com o recuo de 2% nos gastos efetivados de modo presencial.
Os 5 setores que mais contribuíram para esse crescimento em gastos digitais foram cuidados com pets (+162%), estética e cabeleireiros (+45%), comércio varejista alimentício (+30%), livrarias e papelarias (+21%) e saúde, farmácias e drogarias (+15%).
Analisando uma tendência mais prolongada, desde o começo de 2020 (janeiro) até o final do 1º trimestre de 2024, os gastos digitais cresceram cerca de +192%, de acordo com o índice de consumo Elo.
“Os dados mostram uma mudança irreversível no comportamento digital dos consumidores para alguns serviços específicos, que precisaram se reinventar durante a pandemia, e hoje assumiram novas formas de consumo”, afirma Mirian Priosti, diretora de Consultoria, BA e Plataformas.
O valor médio das transações em meios digitais, no 1º trimestre de 2024, cresce para R$ 145,00 (+11%) – no recorte dos últimos 12 meses, o valor médio aumenta para R$ 138,00 (+8%).
O público de alta renda - cuja receita mensal estimada está a partir de 7 mil reais – lidera a expansão de gastos em canais digitais. No 1º trimestre de 2024, clientes detentores de cartões mais premium passam a um valor médio por transação de R$ 212,00 (+6%) em canais digitais, enquanto os clientes de menor renda alcançam a média de R$ 59,00 (+1%).